Qual é a melhor técnica de lipoaspiração?

Em artigo publicado pela Plastic and Reconstructive Surgery, a revista de cirurgia plástica mais respeitada no mundo, comparando diversas técnicas de lipoaspiração - convencional, vibrolipo, laser, ultrassônica (VASER) -, não foi encontrada superioridade estética de qualquer uma das técnicas avaliadas.

Entre os estudos incluídos no artigo, alguns são bem interessantes. Nesses estudos - dentre eles um ensaio clínico randomizado e duplo-cego - foram realizados procedimentos de lipoaspiração com determinada técnica de um lado do corpo e outra técnica do outro lado do corpo do mesmo paciente (por exemplo, lipoaspiração ultrassônica à direita e convencional à esquerda).

No pós operatório, tanto os cirurgiões quanto os pacientes não foram capazes de identificar diferenças entre os lados. Além disso, não foram encontradas diferenças clínicas relevantes entre as técnicas analisadas.
 

Concluindo: do ponto de vista estético não há "melhor técnica" entre os diversos tipos de lipoaspiração.
 

O QUE FAZ A DIFERENÇA, ENTÃO, NO RESULTADO DE UMA LIPOASPIRAÇÃO?

Como vimos, não é o aparelho utilizado. O que impacta no resultado da lipoaspiração é a técnica apurada, o cuidado e o senso de estética do cirurgião plástico que está executando o procedimento.
 

Fonte: Plast Reconstr Surg. 2017;139:267e.